Desenhar sem copiar

é bom demais!

Assista ao vídeo e entenda porque você também pode ter essa sensação!

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Desenhar é para quem tem dom... Será mesmo?

Quantas vezes você já ouviu essa afirmação? Tantas que talvez tenha acreditado nela, certo? Bom, tenho que confessar que, lá atrás, quando comecei a fazer meus primeiros rabiscos, eu também acreditava nisso. Que desenhar era uma coisa mágica, que nascia com a gente e pronto. Quem tem dom desenha, e quem não tem… esquece.
Porém notei que algumas pessoas começavam a evoluir no seus desenhos, enquanto outras ficavam para trás. O que aconteceu com o dom, então? A resposta você já deve saber: aqueles que se dedicavam e praticavam, estudando novas técnicas, passando mais tempo em suas pranchetas e não desistindo, evoluíam.
Não é questão de dom. É prática e estudo. Em meus muitos anos como professor de desenho pude observar pessoas que achavam que não podiam desenhar alcançando seus objetivos através do método que eu desenvolvi: OS TRÊS PILARES.

Método dos três pilares

Observação

Repetição

Internalização

Galeria dos Alunos

E tem gente que já entendeu esses conceitos e está aplicando o método. Eles também amam desenhar nesse estilo vibrante da Marvel e DC Comics… e tomaram a decisão de não se frustrarem mais com seus desenhos.

Resultados Reais

“Comecei o curso em fevereiro de 2021 com pretensão de só fazer o período de testes… mas logo percebi o potencial do curso como um todo e resolvi investir e levar a sério. Com mais de um ano de curso, posso dizer tranquilamente que foi o melhor investimento que fiz em anos (e ainda estou na metade), o desenho da direita na imagem foi feito agora em fevereiro de 2022 num papelão, só tenho a agradecer a esse curso e ao professor incrível que é o Gico.”

Lucas Silva - Aluno

“Hoje estou com 72 anos de idade e desde pequeno sempre gostei de desenhar, fiz vários cursos, comprei vários livros, mas foi através do curso do mestre Gico acho ter alcançado o meu objetivo, imaginar uma figura em ação e poder transmitir a ideia para o papel. Certamente não tenho mais idade para pensar em profissionalizar-me, mas sentar com meus netos e criar as figuras que eles me pedem não tem preço. Obrigado mestre Gico. Valeu o meu investimento!”

Pedro Joésio Wilbert - Aluno

Como funciona o método
dos três pilares

Pilar 1: Observação

Desenhar é a arte de apurar o olhar. Através das técnicas que eu mostro nas aulas, você vai entender como fazer a observação correta dos objetos do desenho. Vai poder “quebrar” formas complexas em figuras mais simples. E vai correlacionar tudo de maneira simples, associando formas simples em estruturas complexas.

Pilar 2: Repetição

Ninguém fica bom em futebol chutando ao gol uma vez por semana. Nem aprende uma língua praticando conversação por dois minutos por dia. Com desenho acontece o mesmo. Através da repetição dos exercícios você vai criar memória muscular e também (e mais importante) um acervo de imagens mental. E é através desse banco de imagens que você passa para o último e mais desejado pilar.

Pilar 3: Internalização

Seguindo os pilares um e dois do método, com o tempo você passa a internalizar técnicas e formas, reorganizando-as da maneira que quiser para criar desenhos originais. É isso que acontece comigo, e com todos os artistas que você admira. E é o que vai acontecer com você!

ATENÇÃO: Esse curso não é um método de Fan Art!

Eu não vou te ensinar a copiar desenhos. Isso você aprende sozinho. Basta paciência e um bolo de referências. Você não precisa investir dinheiro pra aprender a copiar. Então, se esse é seu propósito, sinto muito, mas esse curso não é pra você.

Minha proposta é te dar liberdade artística para desenhar o que quiser, sem ficar refém de referências. Claro que você pode desenhar os personagens que ama, o método dos Três Pilares vai te proporcionar isso… e muito mais! Ao concluir o curso, você vai poder criar os seus próprios personagens.

Material Didático

Conteúdo do Curso

Nesse módulo te dou as boas vindas, alinho as expectativas e você conclui já conseguindo desenhar a estrutura da cabeça do super-herói.

Aula 1 – Formas geométricas básicas: o início da construção de figuras realistas

Aula 2 – Desenhando a cabeça (masculina)

Aula 3 – Desenhando a cabeça feminina

Aula 4 – Criando a noção de 3D usando sólidos geométricos

Aula 5 – Desenhando as partes de um manequim de madeira (corpo em 3D)

Aula 6 – Construindo o “manequim”: simulando um corpo simplificado em 3D

EXTRA: Como fazer a sua autocorreção?

Aqui você entende como todas as partes do corpo se relacionam, e através das técnicas mostradas vai conseguir desenhá-lo de diversos ângulos.

Introdução ao Módulo 2

Aula 1 – Os volumes do corpo de super-herói de frente

Aula 2 – Os volumes do corpo do super-herói desenhado de perfil

Aula 3 – Desenhando o corpo do super-herói de frente com a musculatura

Aula 4 – Desenhando o corpo do super-herói de perfil com a musculatura

Aula 5 – Desenhando o corpo do super-herói de costas com a musculatura

Aula 6 – Desenhando o corpo da super-heroína – parte 1 formas de frente

Aula 7 – Desenhando o corpo da super-heroína de perfil (volumes)

Aula 8 – Desenhando o corpo da super-heroína de frente com a musculatura

Aula 9 – Desenhando o corpo da super-heroína de perfil com a musculatura

Aula 10 – Desenhando o corpo da super-heroína de costas com a musculatura

O uso da luz e a aplicação das sombras são ferramentas poderosas para tornar seus desenhos mais realistas e com peso. Esse módulo apresenta diversas formas de aplicar a técnica de luz e sombra nos seus desenhos.

Luz e Sombra – Introdução ao Módulo 3

Aula 1 – Introdução à luz e sombra – abstração de sombreamento com formas geométricas

Aula 2 – Introdução à hachuras sobre o corpo (parte 1)

Aula 3 – Hachuras sobre o corpo humano (parte 2)

Aula 4 – Hachuras sobre o corpo humano (parte 3)

Aula 5 – Sombras blocadas (alto contraste)

Aula 6 – Sombras estilizadas Old School

Aula 7 – Iluminação dramática da cabeça (parte 1)

Aula 8 – Iluminação dramática da cabeça (parte 2)

Aula 9 – Iluminação dramática da cabeça (parte 3)

Aula 10 – Uma introdução à hachura estilizada

Aula 11 – Hachuras para quadrinhos: estilizadas e cruzadas (corpo masculino)

Aula 12 – Hachuras para quadrinhos: estilizadas e cruzadas (corpo feminino)

Nenhum personagem fica realmente bom sem um cenário para lhe dar suporte. Esse módulo apresenta os conceitos de perspectiva aplicados a cenários e ao corpo humano.

Aula 1 – Introdução à perspectiva

Aula 2 – Desenho de uma cena de rua com perspectiva de um ponto

Aula 3 – Criando um cenário interno com perspectiva de um ponto

Aula 4 – Perspectiva com dois pontos de fuga: introdução

Aula 5 – Desenho de cena de rua com 2 pontos de fuga

Aula 6 – Perspectiva de 3 pontos: encontrando o zênite

Aula 7 – Perspectiva de 3 pontos: encontrando o nadir

Aula 8 – Introdução à perspectiva da figura humana: princípios básicos

Só esse módulo é mais extenso do que a maior parte dos cursos de desenho que você encontra por aí… Aqui você vai estudar cada parte do corpo em detalhes, e de diversos ângulos, para que possa aplicar posteriormente em seus personagens.

Introdução à Anatomia Artística

Aula 1 – Cabeça em detalhes – parte 1 (frente, perfil e 3/4)

Aula 2 – Cabeça em ângulos (método Loomis, partes 1 e 2)

Aula 3 – Cabeça masculina – Elementos da face: olhos (parte 1 e 2)

Aula 4 – Cabeça feminina – Elementos da face: olhos (parte 1 e 2)

Aula 5 – Variações de olhos: Oriental, Idoso, Criança e Criaturas

Aula 6 – Elementos da face: Nariz

Aula 7 – Elementos da face: Boca

Aula 8 – Elementos da face: Orelha

Aula 9 – Cabeça em ângulos extremos

Aula 9 (parte 2) – Cabeça em ângulos extremos (cabeça feminina)

Aula 10 – Estudando o torso masculino em detalhes

Aula 10 (parte 2) – Mais ângulos do torso masculino

Aula 11 – Estudando o torso feminino em detalhes (parte 1: frente, perfil e 3/4)

Aula 11 – Torso feminino (parte 2): costas e vista de cima

Aula 12 – Anatomia do braço (parte 1)

Aula 12 – Anatomia do braço (parte 2)

Aula 12 – Anatomia do braço (parte 3)

Aula 12 – Anatomia do braço (parte 4)

Introdução ao desenho de mãos

Aula 13 – Mãos (parte 1): Mão planificada (dorso, palma, laterais)

Aula 13 – Mãos (parte 2): Mão em punho

Aula 13 – Mãos (parte 3): Mão estruturada

Aula 13 – Mãos (parte 4): Mão empunhando objetos

Aula 13 – Mãos (parte 5): Desenhando mãos da imaginação

Aula 13 – Mãos (parte 6): Uso de referência – “quebrando” o desenho da mão nos quadrinhos

Aula 13 – Mãos (parte 7): Uso de referência – usando sua própria mão como referência

Aula 14 – Estudando pernas e pés em detalhes (parte 1): pernas vista de frente

Aula 14 (parte 2) – Perna vista de lado

Aula 14 (parte 3) – Perna vista de costas

Aula 14 (parte 4) – Pés de lado, de frente, de cima e de baixo

Aula 14 (parte 5) – Pé de 3/4 com estrutura

Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 1)

Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 2)

Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 3)

Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 4)

Escorço é a técnica de desenhar as figuras humanas em perspectiva, fazendo-as “saltar” do papel. Vou te mostrar diversas técnicas para atingir esse resultado.

Introdução ao escorço dinâmico

Aula 1 – Sólidos geométricos e sobreposição

Aula 2 – Medindo objetos no espaço

Aula 3 – Figura em escorço: vista de baixo estática com medidas

Aula 4 – Corpo em escorço 2 – vista de cima estática / vista de frente com movimento parcial

Aula 5 – Esboço gestual: “esculpindo” o desenho

Aula 6 – Uso de referência: fotografias (Pinterest / 3D Human Photo Reference)

Aula 7 – Usando o Magic Poser como referência

Aula 8 – Usando figuras de ação como referência

Aula 9 – Usando sua própria foto como referência

Aula 10 (bônus) – 10 artistas que você deve pesquisar para estudar escorço dinâmico de super-heróis

As páginas dos quadrinhos estão repletas de criaturas fora de padrão. Esse módulo mostra um pouco do processo de desenhar esses seres extraordinários.

Introdução ao Módulo 7

Aula 1 – Corpo de adolescente planificado (masculino)

Aula 2 – Corpo de adolescente planificado (feminino)

Aula 3 – Corpo herói overpower (ou monstro)

Aula 4 – Heróis de armadura (ou ciborgues)

Aula 5 – Corpo de criança planificado

Aula 6 – Reptilianos e insectóides

Aula 7 – Texturas (metal, rocha, madeira, junco, escamas)

Agora que você já sabe como criar desenhos do corpo sem referência, está na hora de colocar seus personagens em ação. Usando a técnica da Thumbnails você vai conseguir esse efeito, mas apresento ainda algumas outras ferramentas nesse módulo.

Introdução ao Módulo Figuras em Ação

Aula 1 – Linha de Ação e Esboços rápidos (thumbnails)

Aula 2 – “Esculpindo” o desenho e exagero nas poses

Aula 3 – Utilizando elementos auxiliares para enfatizar ação

Aula 4 – Linhas de movimento (parte 1)

Aula 4 – Linhas de movimento (parte 2)

Aula 5 – Usando action figures para ajudar na ação de seus personagens

Aula 6 – Usando fotos para desenvolvimento de thumbnails de ação

Nesse módulo você aprende a dar sentimentos a seus personagens.

Introdução ao Módulo 9

Aula 1 – Neutra (relaxamento/foco/ausência de emoções)

Aula 2 – Contentamento/satisfação

Aula 3 – Raiva

Aula 4 – Nojo

Aula 5 – Medo

Aula 6 – Alegria

Aula 7 – Tristeza

Aula 8 – Determinação

Aula 9 – Confiança

Aula 10 – Dúvida

Aula 11 – Dor

Aula 12 – Deboche

Aula 13 – Diabólico

Complementando o módulo anterior, aqui você vai colocar seus personagens em poses que ressaltem seus estados emocionais.

Introdução ao Módulo 10

Aula 1 – Utilizando linhas de ação para iniciar a expressão

Aula 2 – Determinação

Aula 3 – Dor

Aula 4 – Tristeza

Aula 5 – Impaciência

Aula 6 – Imponência e Intimidação

Aula 7 – Postura diabólica (vilões)

Mais um módulo que é, sozinho, um curso completo! Aqui você aprende a usar a técnica da Caixa de Arquétipos, Brainstorming e pesquisa iconográfica para criar personagens inéditos de maneira prática.

Introdução ao Módulo 11: Criando personagens

Aula 1 – Arquétipos de personagens

Aula 2 – Super-Herói Clássico

Aula 3 – Super-Herói Sombrio

Aula 4 – Herói Tecnológico

Aula 5 – Herói Velocista

Aula 6 – Anti-herói

Aula 7 – Herói monstruoso

Aula 8 – Herói Místico

Aula 9 – Herói adolescente

Aula 10 – Herói detetive

Aula 11 – Heroína guerreira

Aula 12 – Desenho de roupas – camisa social masculina e feminina

Aula 13 – Terno

Aula 14 – Camiseta e jeans

Aula 15 – Short e camiseta

Aula 16 – Saias

Aula 16 – Casaco pesado

Aula 17 – Moletom

Aula 18 – Desenho de capa (parte 1: capa “boa/vibrante”)

Aula 19 – Desenho de capa (parte 2: capa estilo manto)

Aula 20 – Desenho de capa (parte 3: vista de costas)

Aula 21 – Desenho de capa (parte 4: capa “diabólica/má”)

Aula 22 – Desenho de capa (parte 5: em movimento)

Bônus: Turnaround (giro de 180º)

Bônus: Ficha de Personagem

Nesse último módulo vamos aprender como dar acabamento aos desenhos usando materiais tradicionais: caneta e pincel com tinta nanquim.

Aula 1 – Contorno da figura usando canetas de nanquim descartáveis

Aula 2 – Arte-final com pincel (parte 1)

Aula 3 – Arte-final com pincel (parte 2)

Aula 4 – Tons de cinza com aguada

Conclusão do curso: mensagem final!

Nesse mini-curso dentro do curso principal mostro como faço, na prática, uma página de quadrinhos, usando como exemplo o Esquadrão Vitória, minha série de super-heróis. Você vai aprender conceitos como roteiro, esboço, thumbnails, desenho de páginas e arte-final.

Bônus Especial – Criando uma página de quadrinhos parte 1: o roteiro

Bônus Especial – Criando uma página de quadrinhos parte 2: desenho das páginas

Bônus Especial – Criando uma página de quadrinhos parte 3: arte-final

Nessa aula bônus eu explico os primeiros passos para quem está começando no mundo do desenho digital, e utilizando um software gratuito, o poderoso Krita!

Comece hoje mesmo. Faça aqui sua inscrição:
Acesso por DOIS ANOS / início imediato

O curso Desenho de Super-Heróis é voltado para iniciantes a partir de no mínimo 14 anos, e sem limite de idade. Não é necessário ter “dom” (acho que essa parte você já entendeu!), mas é necessário dedicação.
Temos diversos alunos já cursando que tem um ponto em comum: amor pela arte e pelos quadrinhos, e que achavam que desenho não era acessível. O progresso deles é a prova que o método funciona. Um método que criei e testei em sala de aula por anos até adaptar e migrar para uma plataforma digital, para que pessoas como você pudessem ter acesso de onde e quando quisessem, com a mesma qualidade e uma grande vantagem: a possibilidade de rever o conteúdo sempre que quiser.

Esse não é um curso de fan arts. A proposta aqui é conceder liberdade artística para que você desenhe qualquer personagem sem olhar, sem necessidade de referência. Também não é indicado para quem quer um truque de desenho, um atalho ou um pulo do gato. O método dos Três Pilares demanda do aluno esforço e dedicação. Se você quer um “atalho”, então esse curso não é para você.

Alto grau de Satisfação
entre os Alunos

O curso Desenho de Super-Heróis tem a mais alta avaliação entre os alunos, que expressam suas experiências na página do produto na plataforma Hotmart.

Perguntas Frequentes

O método dos Três Pilares vai te proporcionar a liberdade de desenhar qualquer estilo que queira estudar, mas vale ressaltar que o curso tem aulas e explicações referentes ao estilo dos comics americanos, ou seja: super-heróis, como Superman e Homem-Aranha. Existem alguns artistas que gostam de misturar estilos (mangá e super-heróis). O mais legal é que você pode fazer suas próprias experiências com o método! Compartilhe suas experiências com a gente no grupo dos alunos!

Talvez a pergunta que mais fazem, e a mais difícil de responder, pois pela minha experiência descobri que cada aluno tem um tempo de maturação. Mas o que posso afirmar é que, seguindo o método e treinando todo dia, pelo menos uma hora por dia, em uma semana o aluno já sente diferença em seu traço.

Em relação a “desenhar bem”, é um conceito subjetivo, e cada aluno traça seus objetivos. Existem infinitos estilos dentro do universo dos super-heróis. 

Siga o método, pratique diariamente, e a evolução vem. Veja a galeria de desenhos dos alunos nesse site, o que comprova o que estou dizendo.

Todo curso é embasado utilizando materiais tradicionais, pois acredito que o desenho em mídia digital necessita de um alicerce forte de teoria. De nada adianta um computador tunado e uma mesa digital de última geração se você não sabe desenhar anatomia, proporção e perspectiva. Aqui usamos lápis, borracha e papel.
Há, no entanto, um módulo bônus que introduz os princípios de desenho digital. E não por acaso é a última coisa que você vai ver no curso.

Sim, os alunos têm direito a entrar em um grupo secreto, onde podem tirar dúvidas, compartilhar desenhos e experiências, trocar sugestões e participarem de lives de correção. Tudo com o suporte pessoal do Gico.

Não, o curso tem foco total no desenho, enfatizando anatomia, composição, luz e sombra, design de personagem e cenários. Não há um módulo sobre colorização.

O curso tem garantia total de 15 dias. Isso significa que, após a compra ser aprovada, você terá acesso a todo conteúdo imediatamente e pode testar as aulas e o método sem limites, inclusive participando do grupo de suporte. Se ainda assim preferir não continuar, basta solicitar o estorno do pagamento na plataforma Hotmart que seu dinheiro é devolvido 100% sem multas ou descontos.

Quem é o Gico?

Giorgio Galli, o Gico, é desenhista e quadrinista, atuando no mercado há mais de 25 anos. Já participou dos maiores eventos de quadrinhos do país, e lançou duas séries de quadrinhos independentes: Salomão Ventura – Caçador de Lendas e Esquadrão Vitória, que traz uma abordagem vintage para heróis brasileiros. Atualmente trabalha na série Pop Art Heroes, para o mercado americano. Gico coordena um curso de desenho que leva seu nome desde 2011, e foi baseado na experiência adquirida em sala de aula com mais de 1000 alunos que desenvolveu esse curso.

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Curso de Desenho Gico Ltda.
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