Ambiente seguro. Seus dados estão protegidos e sua compra é 100% segura.
Seu login e senha serão enviados ao seu e-mail logo após o processamento do pagamento.
Você poderá pedir a devolução de 100% do seu dinheiro dentro desse prazo.
E tem gente que já entendeu esses conceitos e está aplicando o método. Eles também amam desenhar nesse estilo vibrante da Marvel e DC Comics… e tomaram a decisão de não se frustrarem mais com seus desenhos.
“Comecei o curso em fevereiro de 2021 com pretensão de só fazer o período de testes… mas logo percebi o potencial do curso como um todo e resolvi investir e levar a sério. Com mais de um ano de curso, posso dizer tranquilamente que foi o melhor investimento que fiz em anos (e ainda estou na metade), o desenho da direita na imagem foi feito agora em fevereiro de 2022 num papelão, só tenho a agradecer a esse curso e ao professor incrível que é o Gico.”
Desenhar é a arte de apurar o olhar. Através das técnicas que eu mostro nas aulas, você vai entender como fazer a observação correta dos objetos do desenho. Vai poder “quebrar” formas complexas em figuras mais simples. E vai correlacionar tudo de maneira simples, associando formas simples em estruturas complexas.
Ninguém fica bom em futebol chutando ao gol uma vez por semana. Nem aprende uma língua praticando conversação por dois minutos por dia. Com desenho acontece o mesmo. Através da repetição dos exercícios você vai criar memória muscular e também (e mais importante) um acervo de imagens mental. E é através desse banco de imagens que você passa para o último e mais desejado pilar.
Seguindo os pilares um e dois do método, com o tempo você passa a internalizar técnicas e formas, reorganizando-as da maneira que quiser para criar desenhos originais. É isso que acontece comigo, e com todos os artistas que você admira. E é o que vai acontecer com você!
Eu não vou te ensinar a copiar desenhos. Isso você aprende sozinho. Basta paciência e um bolo de referências. Você não precisa investir dinheiro pra aprender a copiar. Então, se esse é seu propósito, sinto muito, mas esse curso não é pra você.
Minha proposta é te dar liberdade artística para desenhar o que quiser, sem ficar refém de referências. Claro que você pode desenhar os personagens que ama, o método dos Três Pilares vai te proporcionar isso… e muito mais! Ao concluir o curso, você vai poder criar os seus próprios personagens.
Nesse módulo te dou as boas vindas, alinho as expectativas e você conclui já conseguindo desenhar a estrutura da cabeça do super-herói.
Aula 1 – Formas geométricas básicas: o início da construção de figuras realistas
Aula 2 – Desenhando a cabeça (masculina)
Aula 3 – Desenhando a cabeça feminina
Aula 4 – Criando a noção de 3D usando sólidos geométricos
Aula 5 – Desenhando as partes de um manequim de madeira (corpo em 3D)
Aula 6 – Construindo o “manequim”: simulando um corpo simplificado em 3D
EXTRA: Como fazer a sua autocorreção?
Aqui você entende como todas as partes do corpo se relacionam, e através das técnicas mostradas vai conseguir desenhá-lo de diversos ângulos.
Introdução ao Módulo 2
Aula 1 – Os volumes do corpo de super-herói de frente
Aula 2 – Os volumes do corpo do super-herói desenhado de perfil
Aula 3 – Desenhando o corpo do super-herói de frente com a musculatura
Aula 4 – Desenhando o corpo do super-herói de perfil com a musculatura
Aula 5 – Desenhando o corpo do super-herói de costas com a musculatura
Aula 6 – Desenhando o corpo da super-heroína – parte 1 formas de frente
Aula 7 – Desenhando o corpo da super-heroína de perfil (volumes)
Aula 8 – Desenhando o corpo da super-heroína de frente com a musculatura
Aula 9 – Desenhando o corpo da super-heroína de perfil com a musculatura
Aula 10 – Desenhando o corpo da super-heroína de costas com a musculatura
O uso da luz e a aplicação das sombras são ferramentas poderosas para tornar seus desenhos mais realistas e com peso. Esse módulo apresenta diversas formas de aplicar a técnica de luz e sombra nos seus desenhos.
Luz e Sombra – Introdução ao Módulo 3
Aula 1 – Introdução à luz e sombra – abstração de sombreamento com formas geométricas
Aula 2 – Introdução à hachuras sobre o corpo (parte 1)
Aula 3 – Hachuras sobre o corpo humano (parte 2)
Aula 4 – Hachuras sobre o corpo humano (parte 3)
Aula 5 – Sombras blocadas (alto contraste)
Aula 6 – Sombras estilizadas Old School
Aula 7 – Iluminação dramática da cabeça (parte 1)
Aula 8 – Iluminação dramática da cabeça (parte 2)
Aula 9 – Iluminação dramática da cabeça (parte 3)
Aula 10 – Uma introdução à hachura estilizada
Aula 11 – Hachuras para quadrinhos: estilizadas e cruzadas (corpo masculino)
Aula 12 – Hachuras para quadrinhos: estilizadas e cruzadas (corpo feminino)
Nenhum personagem fica realmente bom sem um cenário para lhe dar suporte. Esse módulo apresenta os conceitos de perspectiva aplicados a cenários e ao corpo humano.
Aula 1 – Introdução à perspectiva
Aula 2 – Desenho de uma cena de rua com perspectiva de um ponto
Aula 3 – Criando um cenário interno com perspectiva de um ponto
Aula 4 – Perspectiva com dois pontos de fuga: introdução
Aula 5 – Desenho de cena de rua com 2 pontos de fuga
Aula 6 – Perspectiva de 3 pontos: encontrando o zênite
Aula 7 – Perspectiva de 3 pontos: encontrando o nadir
Aula 8 – Introdução à perspectiva da figura humana: princípios básicos
Só esse módulo é mais extenso do que a maior parte dos cursos de desenho que você encontra por aí… Aqui você vai estudar cada parte do corpo em detalhes, e de diversos ângulos, para que possa aplicar posteriormente em seus personagens.
Introdução à Anatomia Artística
Aula 1 – Cabeça em detalhes – parte 1 (frente, perfil e 3/4)
Aula 2 – Cabeça em ângulos (método Loomis, partes 1 e 2)
Aula 3 – Cabeça masculina – Elementos da face: olhos (parte 1 e 2)
Aula 4 – Cabeça feminina – Elementos da face: olhos (parte 1 e 2)
Aula 5 – Variações de olhos: Oriental, Idoso, Criança e Criaturas
Aula 6 – Elementos da face: Nariz
Aula 7 – Elementos da face: Boca
Aula 8 – Elementos da face: Orelha
Aula 9 – Cabeça em ângulos extremos
Aula 9 (parte 2) – Cabeça em ângulos extremos (cabeça feminina)
Aula 10 – Estudando o torso masculino em detalhes
Aula 10 (parte 2) – Mais ângulos do torso masculino
Aula 11 – Estudando o torso feminino em detalhes (parte 1: frente, perfil e 3/4)
Aula 11 – Torso feminino (parte 2): costas e vista de cima
Aula 12 – Anatomia do braço (parte 1)
Aula 12 – Anatomia do braço (parte 2)
Aula 12 – Anatomia do braço (parte 3)
Aula 12 – Anatomia do braço (parte 4)
Introdução ao desenho de mãos
Aula 13 – Mãos (parte 1): Mão planificada (dorso, palma, laterais)
Aula 13 – Mãos (parte 2): Mão em punho
Aula 13 – Mãos (parte 3): Mão estruturada
Aula 13 – Mãos (parte 4): Mão empunhando objetos
Aula 13 – Mãos (parte 5): Desenhando mãos da imaginação
Aula 13 – Mãos (parte 6): Uso de referência – “quebrando” o desenho da mão nos quadrinhos
Aula 13 – Mãos (parte 7): Uso de referência – usando sua própria mão como referência
Aula 14 – Estudando pernas e pés em detalhes (parte 1): pernas vista de frente
Aula 14 (parte 2) – Perna vista de lado
Aula 14 (parte 3) – Perna vista de costas
Aula 14 (parte 4) – Pés de lado, de frente, de cima e de baixo
Aula 14 (parte 5) – Pé de 3/4 com estrutura
Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 1)
Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 2)
Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 3)
Aula 15 – Desenho de cabelo (parte 4)
Escorço é a técnica de desenhar as figuras humanas em perspectiva, fazendo-as “saltar” do papel. Vou te mostrar diversas técnicas para atingir esse resultado.
Introdução ao escorço dinâmico
Aula 1 – Sólidos geométricos e sobreposição
Aula 2 – Medindo objetos no espaço
Aula 3 – Figura em escorço: vista de baixo estática com medidas
Aula 4 – Corpo em escorço 2 – vista de cima estática / vista de frente com movimento parcial
Aula 5 – Esboço gestual: “esculpindo” o desenho
Aula 6 – Uso de referência: fotografias (Pinterest / 3D Human Photo Reference)
Aula 7 – Usando o Magic Poser como referência
Aula 8 – Usando figuras de ação como referência
Aula 9 – Usando sua própria foto como referência
Aula 10 (bônus) – 10 artistas que você deve pesquisar para estudar escorço dinâmico de super-heróis
As páginas dos quadrinhos estão repletas de criaturas fora de padrão. Esse módulo mostra um pouco do processo de desenhar esses seres extraordinários.
Introdução ao Módulo 7
Aula 1 – Corpo de adolescente planificado (masculino)
Aula 2 – Corpo de adolescente planificado (feminino)
Aula 3 – Corpo herói overpower (ou monstro)
Aula 4 – Heróis de armadura (ou ciborgues)
Aula 5 – Corpo de criança planificado
Aula 6 – Reptilianos e insectóides
Aula 7 – Texturas (metal, rocha, madeira, junco, escamas)
Agora que você já sabe como criar desenhos do corpo sem referência, está na hora de colocar seus personagens em ação. Usando a técnica da Thumbnails você vai conseguir esse efeito, mas apresento ainda algumas outras ferramentas nesse módulo.
Introdução ao Módulo Figuras em Ação
Aula 1 – Linha de Ação e Esboços rápidos (thumbnails)
Aula 2 – “Esculpindo” o desenho e exagero nas poses
Aula 3 – Utilizando elementos auxiliares para enfatizar ação
Aula 4 – Linhas de movimento (parte 1)
Aula 4 – Linhas de movimento (parte 2)
Aula 5 – Usando action figures para ajudar na ação de seus personagens
Aula 6 – Usando fotos para desenvolvimento de thumbnails de ação
Nesse módulo você aprende a dar sentimentos a seus personagens.
Introdução ao Módulo 9
Aula 1 – Neutra (relaxamento/foco/ausência de emoções)
Aula 2 – Contentamento/satisfação
Aula 3 – Raiva
Aula 4 – Nojo
Aula 5 – Medo
Aula 6 – Alegria
Aula 7 – Tristeza
Aula 8 – Determinação
Aula 9 – Confiança
Aula 10 – Dúvida
Aula 11 – Dor
Aula 12 – Deboche
Aula 13 – Diabólico
Complementando o módulo anterior, aqui você vai colocar seus personagens em poses que ressaltem seus estados emocionais.
Introdução ao Módulo 10
Aula 1 – Utilizando linhas de ação para iniciar a expressão
Aula 2 – Determinação
Aula 3 – Dor
Aula 4 – Tristeza
Aula 5 – Impaciência
Aula 6 – Imponência e Intimidação
Aula 7 – Postura diabólica (vilões)
Mais um módulo que é, sozinho, um curso completo! Aqui você aprende a usar a técnica da Caixa de Arquétipos, Brainstorming e pesquisa iconográfica para criar personagens inéditos de maneira prática.
Introdução ao Módulo 11: Criando personagens
Aula 1 – Arquétipos de personagens
Aula 2 – Super-Herói Clássico
Aula 3 – Super-Herói Sombrio
Aula 4 – Herói Tecnológico
Aula 5 – Herói Velocista
Aula 6 – Anti-herói
Aula 7 – Herói monstruoso
Aula 8 – Herói Místico
Aula 9 – Herói adolescente
Aula 10 – Herói detetive
Aula 11 – Heroína guerreira
Aula 12 – Desenho de roupas – camisa social masculina e feminina
Aula 13 – Terno
Aula 14 – Camiseta e jeans
Aula 15 – Short e camiseta
Aula 16 – Saias
Aula 16 – Casaco pesado
Aula 17 – Moletom
Aula 18 – Desenho de capa (parte 1: capa “boa/vibrante”)
Aula 19 – Desenho de capa (parte 2: capa estilo manto)
Aula 20 – Desenho de capa (parte 3: vista de costas)
Aula 21 – Desenho de capa (parte 4: capa “diabólica/má”)
Aula 22 – Desenho de capa (parte 5: em movimento)
Bônus: Turnaround (giro de 180º)
Bônus: Ficha de Personagem
Nesse último módulo vamos aprender como dar acabamento aos desenhos usando materiais tradicionais: caneta e pincel com tinta nanquim.
Aula 1 – Contorno da figura usando canetas de nanquim descartáveis
Aula 2 – Arte-final com pincel (parte 1)
Aula 3 – Arte-final com pincel (parte 2)
Aula 4 – Tons de cinza com aguada
Conclusão do curso: mensagem final!
Nesse mini-curso dentro do curso principal mostro como faço, na prática, uma página de quadrinhos, usando como exemplo o Esquadrão Vitória, minha série de super-heróis. Você vai aprender conceitos como roteiro, esboço, thumbnails, desenho de páginas e arte-final.
Bônus Especial – Criando uma página de quadrinhos parte 1: o roteiro
Bônus Especial – Criando uma página de quadrinhos parte 2: desenho das páginas
Bônus Especial – Criando uma página de quadrinhos parte 3: arte-final
Nessa aula bônus eu explico os primeiros passos para quem está começando no mundo do desenho digital, e utilizando um software gratuito, o poderoso Krita!
O curso Desenho de Super-Heróis é voltado para iniciantes a partir de no mínimo 14 anos, e sem limite de idade. Não é necessário ter “dom” (acho que essa parte você já entendeu!), mas é necessário dedicação.
Temos diversos alunos já cursando que tem um ponto em comum: amor pela arte e pelos quadrinhos, e que achavam que desenho não era acessível. O progresso deles é a prova que o método funciona. Um método que criei e testei em sala de aula por anos até adaptar e migrar para uma plataforma digital, para que pessoas como você pudessem ter acesso de onde e quando quisessem, com a mesma qualidade e uma grande vantagem: a possibilidade de rever o conteúdo sempre que quiser.
Esse não é um curso de fan arts. A proposta aqui é conceder liberdade artística para que você desenhe qualquer personagem sem olhar, sem necessidade de referência. Também não é indicado para quem quer um truque de desenho, um atalho ou um pulo do gato. O método dos Três Pilares demanda do aluno esforço e dedicação. Se você quer um “atalho”, então esse curso não é para você.
O método dos Três Pilares vai te proporcionar a liberdade de desenhar qualquer estilo que queira estudar, mas vale ressaltar que o curso tem aulas e explicações referentes ao estilo dos comics americanos, ou seja: super-heróis, como Superman e Homem-Aranha. Existem alguns artistas que gostam de misturar estilos (mangá e super-heróis). O mais legal é que você pode fazer suas próprias experiências com o método! Compartilhe suas experiências com a gente no grupo dos alunos!
Talvez a pergunta que mais fazem, e a mais difícil de responder, pois pela minha experiência descobri que cada aluno tem um tempo de maturação. Mas o que posso afirmar é que, seguindo o método e treinando todo dia, pelo menos uma hora por dia, em uma semana o aluno já sente diferença em seu traço.
Em relação a “desenhar bem”, é um conceito subjetivo, e cada aluno traça seus objetivos. Existem infinitos estilos dentro do universo dos super-heróis.
Siga o método, pratique diariamente, e a evolução vem. Veja a galeria de desenhos dos alunos nesse site, o que comprova o que estou dizendo.
Todo curso é embasado utilizando materiais tradicionais, pois acredito que o desenho em mídia digital necessita de um alicerce forte de teoria. De nada adianta um computador tunado e uma mesa digital de última geração se você não sabe desenhar anatomia, proporção e perspectiva. Aqui usamos lápis, borracha e papel.
Há, no entanto, um módulo bônus que introduz os princípios de desenho digital. E não por acaso é a última coisa que você vai ver no curso.
Sim, os alunos têm direito a entrar em um grupo secreto, onde podem tirar dúvidas, compartilhar desenhos e experiências, trocar sugestões e participarem de lives de correção. Tudo com o suporte pessoal do Gico.
Não, o curso tem foco total no desenho, enfatizando anatomia, composição, luz e sombra, design de personagem e cenários. Não há um módulo sobre colorização.
O curso tem garantia total de 15 dias. Isso significa que, após a compra ser aprovada, você terá acesso a todo conteúdo imediatamente e pode testar as aulas e o método sem limites, inclusive participando do grupo de suporte. Se ainda assim preferir não continuar, basta solicitar o estorno do pagamento na plataforma Hotmart que seu dinheiro é devolvido 100% sem multas ou descontos.
Giorgio Galli, o Gico, é desenhista e quadrinista, atuando no mercado há mais de 20 anos. Já participou dos maiores eventos de quadrinhos do país, e lançou duas séries de quadrinhos independentes: Salomão Ventura – Caçador de Lendas e Esquadrão Vitória, que traz uma abordagem vintage para heróis brasileiros. Atualmente trabalha na série Pop Art Heroes, para o mercado americano. Gico coordena um curso de desenho que leva seu nome desde 2011, e foi baseado na experiência adquirida em sala de aula com mais de 1000 alunos que desenvolveu esse curso.