Blogico

Índice

Sobre o Autor
Giorgio Galli, o Gico
Giorgio Galli, o Gico

Gico é desenhista e quadrinista, atuando no mercado há mais de 20 anos. Já participou dos maiores eventos de quadrinhos do país, e lançou duas séries de quadrinhos independentes: Salomão Ventura – Caçador de Lendas e Esquadrão Vitória, que traz uma abordagem vintage para heróis brasileiros. Atualmente trabalha na série Pop Art Heroes, para o mercado americano. Gico coordena um curso de desenho que leva seu nome desde 2011, e foi baseado na experiência adquirida em sala de aula com mais de 1000 alunos que desenvolveu esse curso.

Curso de desenho Online? Impossível!

Leia como eu estava errado e (ainda bem) quebrei a cara!

Em 2016 meu curso de desenho presencial ia muito bem. Havia começado há três anos com duas pequenas turmas espremidas em um espaço de 10m². Ainda não havia criado as apostilas definitivas, os alunos usavam exercícios avulsos, e os estilos cartoon e mangá haviam acabado de chegar. 

Imagem 1

Foi nesse contexto que um amigo me falou: “Gico, você precisa transformar esse curso para online”. Curso de desenho online? Impossível! Inviável! Podem haver cursos online de diversas coisas, de culinária a costura… mas desenho? Não tem como! Assim, munido de todo preconceito do mundo, refutei a ideia de meu amigo ali mesmo, e não mais pensei no assunto. Continuei focado nas aulas e turmas presenciais, e era feliz naquele mundinho.

Talvez não exista coisa pior para a evolução humana do que preconceito, em todos os sentidos. Nos fechamos dentro de uma bolha do que acreditamos ser a realidade imutável, sem nos abrir para novas possibilidades.

Corta para 2019. Uma tal de Covid 19 começa a causar terríveis consequências na China, e em breve se espalha em nível mundial. Em março de 2020 fui obrigado a fechar o curso presencial. “Nos vemos em 15 dias”, falei aos alunos perplexos, e fui para casa. Só reabriria as portas do curso em Novembro de 2021. 

Imagem 2

Eu tinha duas opções então: me adaptar ou quebrar.

E desistir nunca esteve em meu dicionário.

Em 15 dias, estudei todas as possibilidades para poder atender aos alunos do curso (e eram MUITOS) de maneira remota… online! Ué, mas não era impossível? Pois é. Quebrei a cara, graças a Deus!

Todo material físico foi transformado para PDFs, e as turmas passaram a receber as aulas de maneira remota. O melhor: sem perda de qualidade. Vi ali uma nova possibilidade. Uma lâmpada se acendeu sobre minha cabeça, tal como acontece nos gibis. Era hora de mais uma mutação: um novo curso de desenho totalmente online!

Me deparei com as enormes vantagens de um curso de desenho online!

Diante do sucesso da adaptação de meu curso presencial para o online, reconheci que havia como “empacotar” todo conteúdo para ainda mais alunos. Afinal de contas, naquele modelo inicial ainda havia uma limitação: as aulas eram ao vivo, e se o aluno perdesse o conteúdo… perdeu. Então por que não gravar as aulas, e pensar em uma metodologia onde o aluno poderia estudar quando e onde bem entender, sem a necessidade de “marcar um horário” comigo? Foi a semente do meu curso de desenho online, “Desenho de Super-Heróis”, que hoje está na maior plataforma de cursos da América Latina (e uma das maiores do mundo) a Hotmart.

Imagem 3

A partir da ideia, foram longos 10 meses de muito trabalho: preparei as aulas, fiz as apostilas, gravei e editei as mais de 160 aulas (é um dos cursos mais completos no estilo no mercado), subi todo material para a Hotmart, fiz uma campanha de divulgação intensa no Instagram e no YouTube e parti para luta! Restava saber… o que os novos alunos iriam achar desse novo curso de desenho online? Afinal de contas, era uma novidade! (Já havia alguns outros, mas que tinham mais uma pegada de fan art). Meu curso era mais voltado para aqueles que não queriam copiar, mas sim entender as estruturas envolvidas por trás da criação de desenhos. Para isso usei o MTP (Método dos Três Pilares), que desenvolvi a partir de minha experiência em sala de aula com mais de 1000 alunos presenciais, e em toda minha carreira como ilustrador. Os alunos teriam que assistir às aulas, aplicar o que aprendiam aos seus desenhos, revisar sempre que fosse necessário e fazer a DE acordo com minha experiência, essas etapas levavam à internalização dos fundamentos, concedendo ao desenhista liberdade artística, ou seja, desenhar sem copiar.

De uma ideia impossível a um dos cursos de desenho online mais bem avaliados do mercado!

A sorte foi lançada, e o primeiro dia de venda do curso foi muito empolgante! Afinal, o público iria me dar esse voto de confiança? Estariam preparados para um curso de desenho online no estilo super-heróis? Afinal de contas eu era muito conhecido… em minha cidade! O curso era nível Brasil (ou melhor, Mundo). Além de ser o curso com o conteúdo mais abrangente nesse estilo (são mais de 160 aulas, 60 horas de gravação, centenas de exercícios em PDF, além de dois “minicursos bônus” que o aluno recebe de brinde, um sobre a criação de páginas de quadrinhos, outro sobre os primeiros passos no software livre Krita), é também um dos poucos com acesso vitalício! Essa sim uma grande vantagem sobre as aulas presenciais: o aluno pode voltar e rever todas as aulas sempre que quiser. O investimento é único, o acesso é vitalício.

Imagem 4

E essa é a história de como eu quebrei a cara, amigos. E com muito gosto! Afinal, um curso de desenho online não só é possível, como traz inúmeras vantagens em relação ao presencial. E para aqueles céticos que ainda não acreditaram na mudança que veio para ficar e podem estar se perguntando: “e se eu tiver dúvidas?” Para isso, criei mais do que um grupo de suporte, e sim uma verdadeira comunidade de alunos em um grupo secreto no Telegram, onde eles podem interagir entre si e diretamente comigo. E que grupo legal! Muitos deles dizem que é uma das melhores coisas do curso, para você ter ideia. Mas você também pode argumentar: “e se eu não me acostumar?” Em resposta a isso, digo o seguinte: meu curso de desenho online tem uma das maiores garantias do mercado. São 15 dias para que você possa explorar, sem restrições, todo conteúdo da plataforma. Se, ainda assim, não tiver NENHUMA evolução, basta solicitar o reembolso. Sua grana será devolvida sem maiores questionamentos. A gente joga limpo com o aluno, e continuamos amigos.

Termino te convidando para conhecer o site do curso! Lá tem desenhos dos alunos, depoimentos, toda a estrutura em detalhes para que você possa fazer sua inscrição sem nenhuma dúvida. Se você gosta de desenhar e quer se aprimorar, o seu lugar é no curso Desenho de Super-Heróis.

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Sobre o Autor
Giorgio Galli, o Gico
Giorgio Galli, o Gico

Gico é desenhista e quadrinista, atuando no mercado há mais de 20 anos. Já participou dos maiores eventos de quadrinhos do país, e lançou duas séries de quadrinhos independentes: Salomão Ventura – Caçador de Lendas e Esquadrão Vitória, que traz uma abordagem vintage para heróis brasileiros. Atualmente trabalha na série Pop Art Heroes, para o mercado americano. Gico coordena um curso de desenho que leva seu nome desde 2011, e foi baseado na experiência adquirida em sala de aula com mais de 1000 alunos que desenvolveu esse curso.