Usos de Histórias em Quadrinhos Institucionais – Segundo Estudo: HQs de Conscientização

Usos de Histórias em Quadrinhos Institucionais – Segundo Estudo: HQs de Conscientização

Há alguns anos, durante um curso de MBA em Marketing que fiz na UFF (Universidade Federal Fluminense), conheci muita gente interessante de vários campos de atuação. Uma dessas pessoas foi meu amigo Zoroastro Esteves (conforme ele mesmo, isso não é nem um nome, já é uma marca!), publicitário e economista. Foi ele que, ao ver meu trabalho de HQs institucionais, teve a ideia de produzir uma HQ de conscientização social para um de seus clientes. O nome da empresa era EBMA (Empresa Brasileira de Meio Ambiente), responsável pela coleta de lixo na cidade de Nova Friburgo (RJ).

Turminha Consciente - Imagem 1

Turminha Consciente – Imagem 1

O brienfig de Zorô era bem direto ao ponto: queria um personagem que apelasse às crianças em fase escolar, e explicasse as vantagens da reciclagem de lixo. Ele até sugeriu um nome: Limpim. O resto era comigo. A princípio achei que só um personagem seria um pouco frágil, solitário demais. Logo surgiu a ideia de criar coadjuvantes que pudessem dialogar com o protagonista, e tornar a HQ mais animada e colorida, ao gosto do público-alvo (que a bem dizer eram não só as crianças, mas também seus pais – o efeito viral era uma das propostas). Daí veio a ideia de transformar o próprio lixo em personagem.

Surge então um Gênio que transforma uma garrafa PET, uma caixa TP, um copo de vidro e uma latinha de refrigerante em seres animados. Para completar a Turminha Consciente, criei uma namoradinha pro herói, e – é claro – um vilão, na pessoa de um garotinho mimado e mal-educado que joga lixo na rua, chamado Lambão (foi Zorô que batizou ele também). O resultado foi aprovado sem alterações pelo cliente, e virou um gibi de 16 páginas coloridas, com duas HQs, joguinhos e infográficos sobre o lixo. As revistas foram distribuídas nas escolas, e se tornaram elementos para atividades escolares como redação, teatro e gincana.

Turminha Consciente - Imagem 2

Turminha Consciente – Imagem 2

A campanha foi um sucesso, e repercutiu por um bom tempo na cidade. Dessa forma, utilizando elementos lúdicos, um enredo interessante e um tom ao qual as crianças se identificam, uma campanha publicitária conseguiu fugir do tom professoral e didático, passando a mensagem de maneira divertida e interativa. Em tempos de Rio +20, uma ótima dica para prefeituras do Brasil inteiro.

 

 

 

 

Categorias: História em QuadrinhosReciclagem